Governança em TI

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final. Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
1)

Analise as asserções abaixo, bem como a relação entre elas, e assinale a alternativa correta:
I. O valor agregado fez com que o COBIT se tornasse popular nas gestões como modelo ligado diretamente ao negócio, na geração de valor para as corporações, ou seja, desde 1996, quando o ISACA lançou sua primeira versão, o COBIT está presente nas empresas que almejam outro patamar no mercado.
PORQUE
II. Desde essa época até os dias de hoje, ele interfere diretamente em processos de auditoria, onde o foco é responder às questões de investimento em TI e onde se quer chegar, atendendo às leis e normas dentro de cada segmento. Empresas que já possuem alguma certificação de qualidade, como a ISO, facilmente incorporam o COBIT dentro do processo já organizado e otimizado.
Assinale a alternativa correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

Ambas são pertinentes aos domínios do COBIT e se complementam.

Código da questão: 48006

2)

Sobre implantação da ITIL, é correto afirmar que:
I. Assegurar que as regras são utilizadas para a realização eficiente de algumas as Mudanças no ambiente de TI, maximizando o impacto ou risco.
II. Qualquer incidente relacionado à mudança permite melhoras às operações cotidianas da organização.
III. Implementar ITIL necessita avaliação de riscos e continuidade de negócio.
IV. O impacto da mudança, deve manter o equilíbrio entre a necessidade da mudança versus o impacto que esta mudança poderá efetivamente causar.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

Implementar a ITIL necessita de avaliação de riscos e deve manter o equilíbrio entre a mudança contra o impacto da mudança em atendimento ao negócio.

Código da questão: 47999

3)

Sobre a implantação da ITIL, julgue as asserções a seguir:
( ) Manter e gradualmente promover a melhora da qualidade dos serviços de TI e principalmente o alinhamento com as necessidades do negócio.
( ) Ao descrever os papéis e responsabilidades do Service Desk, está se definindo o SLA proposto dentro do orçamento mesmo não sendo planejado.
( ) O nível de serviço ou SLA tem a missão de atender os usuários dentro dos limites orçamentários. Para tanto, identifique quem são os usuários, quais são as necessidades de cada usuário e quais serviços eles necessitam e utilizam.
( ) Descrever um SLA e o Service Desk, é escrever um documento em tabelas, com os perfis e cada um dos serviços ofertados, e o tempo de espera e atendimento em horas para todos os perfis.
( ) Permite que o cliente avalie o serviço em função do custo.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

Todas as afirmações são pertinentes à implantação do ITIL, com exceção da segunda afirmação.

Código da questão: 48000

4)

I. O time (ou team) é composto pela equipe técnica do projeto e é quem realizará as atividades do projeto ou as listas de atividades. Além de serem responsáveis pelas entregas, reportam-se diretamente ao Scrum Master.
PORQUE
II. As atividades que serão desenvolvidas pelo team estão organizadas em listas, que são conhecidas como Product Backlog. Estas listas são alinhadas entre o Product Owner e o Scrum Master ao início do projeto, identificando quais atividades serão feitas ao longo dos ciclos e organizando-as para que sejam cumpridas conforme o necessário.
Assinale a alternativa acerca das assertivas supracitadas, bem como a relação entre elas:


Alternativas:

Resolução comentada:

Ambas garantem a implantação da ITIL com sucesso e se complementam.

Código da questão: 48011

5)

Leia o trecho a seguir e preencha as lacunas:
O ambiente __________ é a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos considerando o __________. Dentro do corporativo, o ambiente é que propicia disciplina e estrutura, influencia a forma como as estratégias e objetivos devem ser estabelecidos. Os negócios são, portanto, estruturados e os riscos são identificados, avaliados e geridos.
O ambiente influencia inclusive no desenho e na forma como funcionam as atividades de __________ das atividades, inclusive de monitoramento. Influencia, também, inclusive os valores éticos da organização, a competência e o desenvolvimento de pessoal.
Assinale a alternativa com os termos corretos:


Alternativas:

Resolução comentada:

Os termos corretos para as lacunas acima são: Interno – COSO – Controle.

Código da questão: 48013

6)

Estar de acordo com a Governança e implementar um modelo como o ITIL significa muito mais do que atender somente às normas, mas estabelecer processos dentro da empresa na área de infraestrutura.
O principal objetivo do ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________________ é minimizar o impacto de _____________e problemas causados por falhas na infraestrutura de TI nos negócios da empresa, além de prevenir a recorrência relacionadas a essas falhas.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:


Alternativas:

Resolução comentada:

A afirmação se completa com as palavras gerenciamento de problemas e na sequência a palavra incidentes. Caracterizando cada uma das gerências da ITIL, gerência de problemas e na sequencia gerência de incidentes.

Código da questão: 47993

7)

Estar de acordo com o Compliance, significa muito mais do que atender somente às normas, mas estar dentro da lei.
O ______________ faz parte da ________________, a fim de regulamentar e fazer cumprir as ___________ definidas e estruturadas dentro de uma instituição.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:


Alternativas:

Resolução comentada:

A resposta completa as lacunas com itens de governança de TI.

Código da questão: 47983

8)

Acerca do assunto estudado nesta aula, analise o trecho a seguir:
É necessário o mapeamento dos riscos intrínsecos aos processos das empresas. Estes riscos mapeados e o entendimento claro do que é um risco dentro do ambiente corporativo é essencial para se iniciar uma implantação.
A afirmação supracitada faz parte de qual conceito?


Alternativas:

Resolução comentada:

O trecho se refere ao que define o COSO propriamente dito.

Código da questão: 48012

9)

Sobre gerência de mudanças no ITIL:
I. Assegurar que métodos e procedimentos são utilizados para a realização eficiente de algumas mudanças no ambiente de TI, minimizando o impacto ou risco.
II. Qualquer incidente relacionado à mudança permite melhoras às operações cotidianas da organização.
III. Implementar uma mudança necessita de avaliação de riscos e continuidade de negócio.
IV. O impacto da mudança, deve manter o equilíbrio entre a necessidade da mudança e a avaliação do impacto causado pela mudança.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

Implementar uma mudança necessita de análise e avaliação de riscos, mantendo-se o equilíbrio entre a mudança contra o impacto desta mudança.

Código da questão: 47994

10)

Sobre Service Level Management (SLA) no ITIL:
( ) Manter e gradualmente promover a melhora da qualidade dos serviços de TI e principalmente o alinhamento com as necessidades do negócio.
( ) Mede, investiga e elimina ações que não estejam com o nível acordado de qualidade.
( ) Equilibra as necessidades dos “clientes” com os custos relativos ao atendimento dessas necessidades.
( ) Medida e comparativo sobre o serviço prestado versus serviço contratado.
( ) Permite que o cliente avalie o serviço em função do custo.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

Todas as afirmações são pertinentes ao SLA, pois para tanto é necessário manter e promover a melhora na qualidade dos serviços de TI, com foco em melhoria contínua. Medir e avaliar ações que não estejam de acordo com o nível de serviço acordado e trabalhar com a qualidade de serviços prestados aos clientes, considerando serviço prestado versus qualidade atendida

Código da questão: 47995


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