Gerência de TI

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final. Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
1)

Leia
e associe as duas colunas:

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas
colunas:


Alternativas:

Resolução comentada:

Os modelos de transição entre sistemas antigos e o sistema ERP podem ser por meio de protótipos com modelos em pequena escala para testes de eficiência de processamento; por acesso limitado à uma parte dos dados; e, por acesso retroativo, testando o sistema por meio da coerência dos resultados obtidos em relação aos sistemas antigos.

Código da questão: 59607

2)

Sobre a nova geração dos sistemas integrados, considere as seguintes afirmações:
( ) Apenas os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos precisam modificar sua forma de aplicação.
( ) Nessa nova geração, o uso da Web e de integração entre todos os sistemas empresariais é fundamental.
( ) Os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos e do relacionamento com o cliente devem ser mantidos de maneira isolada para preservar a adequada análise de informações.
( ) Os sistemas integrados começam a ser associados à Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
( ) Surgimento de fornecedores de softwares independentes, aplicações de código aberto, pacotes baseados em nuvem e uma intensa utilização de redes sociais.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

Com a nova geração de sistemas integrados não há (e não deve haver) isolamento entre sistemas, e sim uma maior integração conectados a Web, associada à SOA e com uma facilitada aquisição de sistemas baseados em nuvem (agora disponíveis em código aberto) por meio de fornecedores independentes. Tudo interligado cada vez mais às redes sociais.

Código da questão: 59617

3)

Sobre a aplicação objetiva dos sistemas CRM, podemos afirmar que:
I. Tem como objetivo identificar os melhores clientes e assim fornecer um atendimento específico para eles.
II. O foco dos sistemas CRM é adquirir cada vez mais novos clientes. Os já existentes, se manterão por conta própria.
III. Pode ser aplicado exclusivamente de modo operacional atuando na gestão dos canais de atendimento.
IV. Os sistemas CRM atuam apenas nos processos de negócio relacionado ao atendimento ao cliente.
V. Os benefícios da aplicação do CRM nas empresas podem ser observados pela otimização de estratégias de marketing e aumento de vendas.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

I é verdadeira, pois o foco do CRM é encontrar clientes potenciais e direcionar os processos de negócio a eles, que agregaram maior valor; já a II é incorreta, pois estudos mostram que é muito mais custoso conquistar um novo cliente do que manter aquele já existente, portanto o CRM visa cultivar e fidelizar clientes; a III também é incorreta, pois o CRM pode ser aplicado de modo operacional atuando nos canais de relacionamento com o cliente, mas também de modo analítico, promovendo as análises que possibilitarão identificar os clientes potenciais. A IV está errada, pois o CRM atua nos três grandes processos de negócio que envolvem o relacionamento com o cliente: atendimento ao consumidor, marketing e vendas. Por fim, a IV é correta em função da aplicação do CRM proporcionar campanhas de marketing direcionadas, com foco nos clientes alvos, o que consequentemente traz assertividade na prática de vendas.

Código da questão: 59620

4)

Sobre a gestão do conhecimento, pode-se afirmar que:
I. É um conjunto de atividades planejadas e executadas de maneira totalmente disciplinada e sistematizada, visando extrair o máximo de retorno positivo possível do conhecimento obtido.
II. Agregação de conhecimento às atividades empresariais.
III. A empresa torna-se ainda mais eficiente e eficaz com uma adequada gestão do conhecimento.
IV. Com a aplicação correta da gestão de conhecimento, não é necessário um aprofundamento nas informações apresentadas, adquirindo mais praticidade.
V. Com um sistema de informação eficiente, a gestão do conhecimento não é um requisito, pois haverá um total controle de tudo por meio do ERP.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

A afirmação I é verdadeira, pois a sistematização é o princípio da gestão de conhecimento, que garante a melhor extração de retorno; já a II é correta, pois a gestão do conhecimento faz com que os gestores se utilizem do conhecimento, aplicando-o nos processos de negócio, o que tornará a empresa mais eficiente e eficaz, fato que justifica também a assertividade da afirmação III. A IV é incorreta, pois a gestão do conhecimento estimula o aprofundamento na análise das informações como forma de melhorar a aplicabilidade do conhecimento. E, por fim, a V está errada, pois o sucesso está em adquirir um maior conhecimento e transformá-lo em ação, e não ter um controle total.
)

Código da questão: 59608

5)

Leia e relacione as duas colunas,
que abordam as dimensões dos sistemas de informação:

Assinale a alternativa que indica a ordem correta de marcação na coluna
direita:


Alternativas:

Resolução comentada:

Pessoas, organizações e tecnologia são as dimensões críticas no nos Sistemas de Informação. A dimensão pessoas, como a própria denominação sugere, relaciona as pessoas e sua capacidade (qualificação) para lidar com os SI e criar soluções. A dimensão organizações se refere à estruturação dos sistemas de informação de acordo com a organização empresarial dos processos de negócios a serem automatizados. E a dimensão tecnologia é a base, apoio e ferramenta indispensável para a resolução eficaz dos problemas.

Código da questão: 59597

6)

Uma cadeia de suprimento corresponde à uma dinâmica na qual alguém fornece algo a outro alguém, no decorrer do processo produtivo de transformação da matéria-prima em produto (semi)acabado.
Sobre as cadeias de suprimentos empresariais, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

Os sistemas típicos de gestão da cadeia de suprimentos são os de Planejamento da Cadeia de Suprimentos (SCPS – Direcionados ao planejamento operacional como método para prever demandas e materiais, bem como locais de armazenamento e logística necessária) e os de Execução da Cadeia de Suprimentos (SCES – recomendados para a logística entre depósitos e centros de distribuição).

Código da questão: 59614

7)

Leia
e associe as duas colunas:

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas
colunas:


Alternativas:

Resolução comentada:

A SOA é baseada em sistemas autossuficientes que de maneira autônoma promovem uma comunicação integrada, o que exige muitas vezes uma alteração nos sistemas integrados, como é o caso do CRM social, remodelado para incluir relatórios, dados coletados pelo relacionamento com o cliente em redes sociais. As informações geradas a partir das redes sociais permitem traçar o perfil de clientes e seus padrões de consumo, dando meios para elaborar as ações estratégicas, fato chamado de Inteligência Empresarial.

Código da questão: 59619

8)

Sobre o papel dos sistemas integrados nas empresas:
( ) Permitem obter uma vantagem competitiva por meio de uma efetiva conexão interna e externa.
( ) Promovem uma operação sincronizada de atividade, uma tomada de decisões adequada e uma efetividade de ação no processos de negócios.
( ) Evitam problemas como a incompatibilidade entre softwares e a ocorrência de dados e informações desalinhadas.
( ) Integram os processos de negócio, mas não padronizam as práticas empresariais.
( ) Possibilitam aumentar a produtividade pelo uso da Tecnologia de Informação (TI).
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

Além de integrar os processos de negócio, os sistemas integrados criam uma padronização das ações estratégicas empresariais, promovendo um sincronismo de operação, tomadas de decisões assertivas e evitam problemas de incompatibilidade de desalinhamentos. Tudo isso promove um aumento da produtividade e vantagem competitiva.

Código da questão: 59604

9)

Sobre o Sistema de Processamento de Transações (SPT), assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) É aplicado no nível sênior.
( ) Dão suporte às atividades rotineiras da empresa.
( ) Visa o gerenciamento de recursos e campanhas de Marketing.
( ) Garantir a integridade das transações é uma de suas funções.
( ) Não exige que as transações sejam registradas.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

O SPT é aplicado no nível operacional, dando suporte às atividades rotineiras visando controlar e acompanhar as transações. Estas por sua vez precisam necessitam ser registrada para posterior acesso. Garantir a integridade das transações é sim uma das funções desses sistemas.

Código da questão: 59628

10)

Sobre os seis grandes objetivos empresariais potencializados com o uso dos Sistemas de Informação (SI), considere as seguintes afirmações, assinalando V para as verdadeiras e F para as afirmações falsas:
( ) Sobrevivência empresarial não faz parte destes objetivos.
( ) A operação em excelência visa a eficiente troca de informações por meio de uma relação dinâmica, com o uso da Tecnologia de Informação.
( ) Estreitar os relacionamentos com clientes e fornecedores é conhecê-los verdadeiramente, identificando suas preferências.
( ) A tomada de decisão não é um objetivo potencializado pelos SI, uma vez que o alto volume de informações dificulta chegar em uma decisão assertiva.
( ) Criação de novos produtos, modelos e serviços, consiste em um dos objetivos favorecidos com a aplicação dos SI.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

Sobrevivência empresarial faz parte dos objetivos, um dos principais que justificam o uso dos Sistemas de Informação para se manter vivo no mundo dos negócios. A operação em excelência e o estreitamento de relações são sim objetivos empresarias, os quais são potencializados com o uso dos SI, acelerando a troca de informações e identificação das preferências de clientes. Outro objetivo fundamental de toda empresa é a tomada de decisão assertiva, facilitada pelo grande volume de informações que acabam por convergir na solução dos desafios. E com os Sistemas de Informação a criação de novos bens de consumo e serviços tornou-se amplamente facilitada com a evolução da tecnologia.

Código da questão: 59595


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