1. Fundamentos da Inovação
Por que as organizações tropeçam em inovação
O sucesso passado pode obscurecer o futuro
Pressão por lucros e expectativas dos investidores
Excessiva dependência do feedback dos clientes
Novos produtos podem prejudicar os existentes
Processos que maximizam a eficiência
A lógica central da inovação
Criação de variedade
Competição brutal pela sobrevivência
Amplificação – expansão das melhores idéias
Perguntas
Como sua organização pode cultivar esse tipo de lógica?
Como vocês geram e experimentam novas idéias?
Como evitar que os preconceitos(experiências passadas), barrem as novas idéias?
Como vocês nutrem as idéias inovadoras?
2. Estímulo ao processo de inovação
Novas combinações das idéias existentes(Como criar novas combinações)
Evite silos – promova a colaboração (de pessoas externas)
Crie fóruns para compartilhar novidades dos projetos
Realize expedições de aprendizagem para organizações inovadoras
Promova a criatividade sem perder o controle
Divisão de trabalho no Google
80% – tarefas atribuídas
20% – projetos pessoais
Como promover a criatividade (sem perder o controle)
Estabelecer áreas restritas bem definidas para experimentação.
Criar metas arrojadas para os funcionários
Obter uma compreensão mais profunda dos clientes
Seguir setores de ponta
Envolver-se com startups recém-criadas
A experimentação e o processo de startups enxutas
Plano 1
Realizar pesquisa de mercado
Preparar plano de negócio
Lançar
Plano 2 (Startup enxuta)
Conduzir experiências focadas (rapidamente)
Aprender com o feedback
Design Thinking
Processo para gerar soluções criativas, para uma variedade de problemas.
Usuário no centro; zerar distâncias (física, econômica, cognitiva, comportamental e emocional). Procure ter uma profunda compreensão do Usuário.
Distância física – Diferença em espaço, tempo ou ambiente entre o Produto e o Cliente (1-click check-out, Amazon Prime)
Distância econômica – Distância entre o que a organização quer cobrar e o que o Cliente acha que o Produto vale
Distância cognitiva – É a diferença entre sua idéia e a idéia do Cliente
Distância comportamental – Diferença entre a forma como a organização pensa que o Cliente irá se comportar e como o Cliente se comporta
Distância emocional – O Produto é agradável aos olhos e toca o coração do Cliente?
Inovação colaborativa
Desenvolver novas tecnologias, produtos e processos através de parcerias com grupos independentes.
Impulsionadores da inovação colaborativa
Dificuldade em integrar múltiplas tecnologias
Ritmo rápido de desenvolvimento da tecnologia e concorrência feroz
Parceria ideal
Organização complementar
Risco mínimo de se tornar um concorrente
Componentes de um acordo de colaboração
Contribuições previstas
Propriedade
Direitos de propriedade intelectual
Tomada de decisão
Skunkworks corporativos e inovação
Unidade criada para incentivar a criatividade e buscar idéias novas e radicais.
Vantagens dos Skunkworks
Sem mentalidade herdada
Capacidade de conduzir projetos arriscados
Apoio de líderes seniores
Diretrizes para Skunkworks
Entenda que você precisa de um espectro de projetos
Escolha os processos apropriados à inovação (Unidade corporativa de capital de risco, Aceleradoras, Incubadoras)
Seja transparente sobre os programas de inovação
3. Diferentes modalidades de inovação
Como redefinir os clientes-alvo
Identifique mercados não-atendidos
Analise porque alguns mercados estão fora do seu escopo (Preço, Funções avançadas, Muito complexo)
Repense a cadeia de valor
Como redefinir o valor para o Cliente
Olhe para seu setor, do ponto de vista do Cliente
Agregue valor emocional aos produtos e serviços
Ofereça uma solução mais completa aos clientes
Adapte os produtos para atender as necessidades dos clientes
Descubra as necessidades dos clientes antes que eles as percebam.
Como redesenhar a cadeia de valor
Mapeie os elos da cadeia de valor
Explore como a tecnologia pode permitir o redesenho da cadeia de valor
Transforme partes da cadeia de valor
Atente para como a mudança de uma parte da cadeia de valor pode impactar outras atividades
Inovação frugal
Design de baixo custo que elimina desperdícios e recursos não essenciais.
Exemplo: SouthWest Airlines
Nenhum agente de viagens
Aeroportos secundários em cidades grandes
Uma classe de serviço
Apenas um tipo de aeronave
Alto nível de participação acionária dos funcionários
Contratos sindicais flexíveis
Paradas rápidas nos portões
Transformação Digital
Pense na Internet não como uma ameaça, mas como um presente.
Concentre-se mais no conteúdo do que no estilo
Crie uma cultura obcecada pelo Cliente
Experimente!
Inovação Social
Necessidade social
Ambiente sustentável
Financeiramente viável
Princípios
Encontre uma necessidade social não satisfeita
Crie uma solução exclusiva
Torne seu uso intuitivo
Garanta que seja sustentável e escalável
Assegure a viabilidade econômica
4. Conclusão
Como alimentar a ordem e o caos
Nem a Ordem completa, nem o Caos completo são bons para as organizações. É preciso balanceá-los.
Balanceamento de ordem e caos
Crie uma plataforma estável com partes dinâmicas
Crie áreas restritas para experimentação
Defina regras para a dedicação do tempo dos funcionários (rotineiras – 80% e experimentais – 20%)
Realizar experimentos em áreas geográficas distintas
Separe as unidades de negócio com baixo inter-relacionamento
Fonte: https://www.linkedin.com/learning/lideranca-com-inovacao/