- Front End
- jQuery (link)
- jQuery é uma biblioteca de funções JavaScript que interage com o HTML, desenvolvida para simplificar os scripts interpretados no navegador do cliente. Usada por cerca de 74.4% dos 10 mil sites mais visitados do mundo, jQuery é a mais popular das bibliotecas JavaScript.
- Prototype (link)
- Prototype é um framework de código aberto em JavaScript, utilizado para o auxílio no desenvolvimento de aplicações Web. As principais características do Prototype são o fato dele ser muito bem estruturado, modular e orientado a objetos. Outro fato marcante é o excelente suporte ao Ajax.
- DWR (link)
- O DWR, ou Direct Web Remoting, é uma biblioteca de código aberto Java que ajuda os desenvolvedores a escrever sites que incluem a tecnologia Ajax. Ele permite que o código em um navegador da Web use funções Java em execução em um servidor da Web como se essas funções estivessem no navegador.
- Angular (link)
- AngularJS é um framework JavaScript código aberto, mantido pelo Google, que auxilia na execução de single-page applications.
- JSF2
- Primefaces
- Gulp
- O gulp é um kit de ferramentas JavaScript de código aberto da Fractal Innovations e da comunidade de código aberto do GitHub, usado como um sistema de criação de fluxo contínuo no desenvolvimento web de front-end.
-
SASS
- Sass é uma linguagem de folhas de estilo concebida inicialmente por Hampton Catlin e desenvolvida por Natalie Weizenbaum. Depois de suas versões iniciais, Weizenbaum e Chris Eppstein continuaram a estender Sass com SassScript, uma simples linguagem de script usada em arquivos Sass.
- jQuery (link)
- Back End
- JEE
- Persistence
- JPA (link)
- Java Persistence API é uma API padrão da linguagem Java que descreve uma interface comum para frameworks de persistência de dados. A JPA define um meio de mapeamento objeto-relacional para objetos Java simples e comuns, denominados beans de entidade.
- Hibernate (link)
- O Hibernate é um framework para o mapeamento objeto-relacional escrito na linguagem Java.
- MyBatis (link)
- O projeto iBATIS é um framework de mapeamento objeto-relacional usado para programas escritos em Java, .NET e Ruby. Ele une objetos com Stored Procedures ou declarações SQL usando um descritor XML. A maior vantagem desse programa é a sua simplicidade em relação ao outros mapeadores.
- JPA (link)
- Design Patterns
- Em Engenharia de Software, um padrão de desenho ou padrão de projeto é uma solução geral para um problema que ocorre com frequência dentro de um determinado contexto no projeto de software.
- Spring
- MVC
- SpringBoot
- JMS
- Streaming de Dados
- Go (Golang)
- Go é uma linguagem de programação criada pela Google e lançada em código livre em novembro de 2009. É uma linguagem compilada e focada em produtividade e programação concorrente, baseada em trabalhos feitos no sistema operacional chamado Inferno.
- Kotlin
- Kotlin é uma Linguagem de programação que compila para a Máquina virtual Java e que também pode ser traduzida para JavaScript e compilada para código nativo. É desenvolvida pela JetBrains, seu nome é baseado na ilha de Kotlin onde se situa a cidade russa de Kronstadt, próximo à São Petersburgo.
- Arquitetura
- Nefflix OSS (microservices)
- Circuit Breaker (microservices)
- Hystrix
- CDI
- RSA – Rational Software Architect
- RSM – Remote Support Manager
- PWA (Progressive Web App)
- Os Progressive Web Apps são um conjunto de técnicas para desenvolver aplicações web, adicionando progressivamente funcionalidades que antes só eram possíveis em apps nativos.
- TOGAF (link)
- IASA (link)
- Zachman (link)
- BiZZDesign (link)
- BIAN – Banking Industry Architecture Network (link)
- CBAP (link)
- BFF (Backend for Frontend)
- ACL (Access Control List)
- SOA
- JAX-WS
- JAX-RS
- REST
- Cloud
- Database
- Redis (link)
- O Redis é um armazenamento de estrutura de dados de chave-valor de código aberto e na memória. ORedis oferece um conjunto de estruturas versáteis de dados na memória que permite a criação de várias aplicações personalizadas.
- Cassandra (link)
- Apache Cassandra é um projeto de sistema de banco de dados distribuído altamente escalável de segunda geração, que reúne a arquitetura do DynamoDB, da Amazon Web Services e modelo de dados baseado no BigTable, do Google.
- MongoDB (link)
- MongoDB é uma aplicação de código aberto, de alta performance, sem esquemas, orientado a documentos. Foi escrito na linguagem de programação C++. Além de orientado a documentos, é formado por um conjunto de documentos JSON.
- ElasticSearch (link)
- Elasticsearch é um servidor de buscas distribuído baseado no Apache Lucene. Foi desenvolvido por Shay Banon e disponibilizado sobre os termos Apache License.
- Kibana
- O Kibana é um plugin de visualização de dados de fonte aberta para o Elasticsearch. Ele fornece recursos de visualização em cima do conteúdo indexado em um cluster Elasticsearch.
- Redis (link)
- Data Processing
- Apache Beam
- O Apache Beam é um modelo de programação unificada de código aberto para definir e executar pipelines de processamento de dados, incluindo o processamento de ETL, lote e fluxo.
- Apache Beam
- Big Data
- Linguagens
- Python
- Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.
- Java
- R
- R é uma linguagem e também um ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos estatísticos e gráficos.
- Scala
- Scala é uma linguagem de programação de propósito geral, diga-se multiparadigma, projetada para expressar padrões de programação comuns de uma forma concisa, elegante e type-safe. Ela incorpora recursos de linguagens orientadas a objetos e funcionais. Também é plenamente interoperável com Java.
- Julia
- Julia é uma linguagem de programação dinâmica de alto nível projetada para atender os requisitos da computação de alto desempenho numérico e científico, sendo também eficaz para a programação de propósito geral.
- GNU Octave
- Closure
- Python
- Framework
- Hadoop (link)
- Hadoop é uma plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados, com atenção a tolerância a falhas. Foi inspirada no MapReduce e no GoogleFS.
- Spark (link – exemplos)
- Apache Spark é um framework de código fonte aberto para computação distribuída. Foi desenvolvido no AMPLab da Universidade da Califórnia e posteriormente repassado para a Apache Software Foundation que o mantém desde então. Spark provê uma interface para programação de clusters com paralelismo e tolerância a falhas.
- Veja mais aqui.
- Flink (link)
- O Apache Flink é uma estrutura de processamento de fluxo de código aberto desenvolvida pela Apache Software Foundation. O núcleo do Apache Flink é um mecanismo de fluxo de dados de fluxo contínuo distribuído em Java e Scala.
- Storm (link)
- O Apache Storm é um framework de computação de processamento de fluxo distribuído escrito predominantemente na linguagem de programação Clojure. Originalmente criado por Nathan Marz e pela equipe do BackType, o projeto foi aberto depois de ter sido adquirido pelo Twitter.
- Samza (link)
- Apache Samza é um framework open-source assíncrono, quase em tempo real, para o processamento de fluxos desenvolvido pela Apache Software Foundation em Scala e Java.
- Databricks (link)
- A Databricks é uma empresa fundada pelos criadores do Apache Spark, que tem como objetivo ajudar clientes com processamento de big data baseado em nuvem usando o Spark.
- Hadoop (link)
- Machine Learning
- TensorFlow (link)
- TensorFlow é uma biblioteca de código aberto para aprendizado de máquina aplicável a uma ampla variedade de tarefas. É um sistema para criação e treinamento de redes neurais para detectar e decifrar padrões e correlações, análogo à forma como humanos aprendem e raciocinam.
- TensorFlow (link)
- Analytics
- Alteryx – É uma plataforma de Self-service Data Analytics que, em um workflow único e intuitivo, fornece os recursos necessários para acessar, preparar, enriquecer, misturar várias fontes de dados e usá-los na preparação para análises avançadas, preditivas e espaciais e na geração de relatórios sofisticados.
- Linguagens
- Integração
- Jenkins (link)
- O Jenkins é um servidor de automação de código aberto escrito em Java. O Jenkins ajuda a automatizar a parte não humana do processo de desenvolvimento de software, com integração contínua e facilitando os aspectos técnicos da entrega contínua.
- Sonarqube (link)
- O SonarQube é uma plataforma de código aberto desenvolvida pela SonarSource para inspeção contínua da qualidade do código para realizar revisões automáticas com análise estática de código para detectar bugs, códigos cheirosos e vulnerabilidades de segurança em mais de 20 idiomas de programação.
- Testlink (link)
- TestLink é um software web desenvolvido para teste de software que visa facilitar testes e assegurar a qualidade de software. Foi desenvolvido e mantido por várias equipes ao longo de sua existência.
- Nexus (link)
- Ansible (link)
- Ansible é um software de código aberto que automatiza o provisionamento de software, o gerenciamento de configuração e a implantação de aplicativos. O Ansible se conecta via SSH, PowerShell remoto ou por meio de outras APIs remotas.
- Jenkins (link)
- Test
- JUnit
- O JUnit é um framework open-source, que se assemelha ao raio de testes software java, criado por Erich Gamma e Kent Beck, com suporte à criação de testes automatizados na linguagem de programação Java. Esse framework facilita a criação de código para a automação de testes com apresentação dos resultados.
- Cucumber (link)
- Cucumber é uma ferramenta de software usada por programadores de computador para testar outros softwares. Ele executa testes de aceitação automatizados escritos em um estilo de desenvolvimento orientado por comportamento. Central para a abordagem do BDD de pepino é seu parser de linguagem simples chamado Gherkin.
- Publicações: Cucumber Linguagem Gherkin / Exemplo prático de Calculadora
- Mockito
- Mockito é uma estrutura de teste de código aberto para Java lançada sob a licença MIT. A estrutura permite a criação de objetos duplos de teste em testes unitários automatizados para fins de desenvolvimento orientado a testes ou desenvolvimento orientado a comportamento.
- TestLink
- TestLink é um software web desenvolvido para teste de software que visa facilitar testes e assegurar a qualidade de software. Foi desenvolvido e mantido por várias equipes ao longo de sua existência.
- Appium
- Appium é uma ferramenta open source e multi-plataforma para automação de aplicações nativas e híbridas, para web e mobile, disponível para os principais sistemas operacionais do mercado, Android e iOS (e agora para FirefoxOS).
- REST-assured (link)
- TestCafé (link)
- Puppeteer (link)
- MockMvc (link)
- Katalon (link)
- JUnit
- Agile
- Scrum
- Clique aqui para ver mais.
- Kanban
- SAFe (link)
- O Scaled Agile Framework, é um conjunto de padrões de organização e fluxo de trabalho destinados a orientar as empresas no dimensionamento de práticas enxutas e enxutas.
- LeSS (link)
- DAD (link)
- O fornecimento ágil disciplinado é uma estrutura de decisão de processo que permite decisões de processo simplificadas em torno da entrega de solução incremental e iterativa.
- Scrum
- Engenharia de Software
- YAGNI (link)
- YAGNI é uma abreviação da expressão de língua inglesa You Ain’t Gonna Need It. Em engenharia de software, é uma orientação de trabalho que sugere aos programadores que não adicionem funcionalidades ao código fonte de um programa até que estas sejam realmente necessárias.
- SOLID (link)
- Lean (link)
- 7 Princípios (Eliminar desperdício, Fortalecer time, Entregas rápidas, Otimizar o todo, Construir qualidade, Adiar decisões e Amplificar o conhecimento)
- YAGNI (link)
- Gestão de Negócios
- Monitoramento
- Zabbix (link)
- O Zabbix é um software de monitoramento de código aberto para redes, sistemas operacionais e aplicativos, criado na Letônia por Alexei Vladishev. Ele é projetado para monitorar e rastrear o status de vários serviços de rede, servidores e outros hardwares de rede.
- Grafana (link)
- Kibana (link)
- Zabbix (link)
- Controle de Versão
- CVS
- O CVS, ou Concurrent Version System é um sistema de controle de versão que permite que se trabalhe com diversas versões de arquivos organizados em um diretório e localizados local ou remotamente, mantendo-se suas versões antigas e os logs de quem e quando manipulou os arquivos.
- SVN
- Apache Subversion é um sistema de controle de versão desenhado especificamente para ser um substituto moderno do CVS, que se considera ter algumas limitações. O Subversion utiliza banco de dados Berkeley BD.
- Git
- Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo.
- CVS
- Rich Web UI
- DevOps
- Kubernetes (link)
- Kubernetes é um sistema de orquestração de contêiners open-source que automatiza a implantação, o dimensionamento e a gestão de aplicações em contêiners. Ele foi originalmente projetado pelo Google e agora é mantido pela Cloud Native Computing Foundation.
- Kubernetes (link)
- Demais assuntos
- Financeiro
- ZBB (Zero-Based Budgeting)
- Orçamento base zero é uma abordagem para planejamento e orçamentação que inverte a lógica tradicional do processo de orçamentação.
- CAPEX
- CAPEX é a sigla da expressão inglesa capital expenditure e que designa o montante de dinheiro despendido na aquisição de bens de capital de uma determinada empresa.
- ZBB (Zero-Based Budgeting)
- Negócios
- Customer Success – Consiste em boas práticas, aplicadas ao gerenciamento de sucesso do Cliente. Tem como foco Onboarding, Expansion, Retention, Voice of Customer, NPS, Customer 360, Customer Journey, Upsells, etc.
- C-Level – Posições de liderança, que iniciam com “C” (Chief – CEO, CFO, CIO, CTO, etc)
- Financeiro
- Segurança
- WAF – Web Application Firewall
- Injection;
- Broken Authentication and Session Management;
- Cross-Site Scripting (XSS);
- Broken Access Control;
- Security Misconfiguration;
- Sensitive Data Exposure
- Insufficient Attack Protection;
- Cross-Site Request Forgery (CSRF);
- Using Components with Known Vulnerabilities;
- Underprotected APIs.
- OAuth 2.0
- OpenID Connect
- Keycloak
- SAML 2.0
- ISRM (Information Security Risk Management)
- Collaboration and work management
- Jira
- Asana
- ClickUp
- Trello
- ProofHub
- Workzone
- Podio
- Wrike
- MeisterTask
- Airtable
- Java Compliance Checker
Links:
System Design Blueprint: The Ultimate Guide
8 System Design Courses to learn Distributed System Architecture (2025)
Diagrams as Code 2.0